Poupança, investimento e intermediação financeira
- Mercado
- 15 JUL 2020
- investo!
De um modo geral, os conceitos primários normalmente associados ao mercado de capitais são os de poupança e investimento, ambos extremamente importantes do ponto de visto econômico, porque o ritmo de crescimento de um país é função do esforço de poupança e investimentos associados a cada nível de renda.
Os investimentos em novas máquinas, instalações e equipamentos, acompanhados do crescente aprimoramento de capital humano, propiciam o aumento da capacidade de produção ampliando assim, os níveis de emprego e riquezas da coletividade. Investimento e poupança certamente constituem o âmago de toda teoria de finanças, cuja evolução nos últimos anos tem procurado em níveis de macro e microeconomia, identificar com precisão cada vez maior, os mecanismos segundo os quais se processam os fluxos de poupança e investimento numa economia de mercado.
- Poupança é definida como a parte da produção não consumida.
- Investimento é a utilização dos recursos poupados para a produção de um bem de capital. Numa economia moderna verifica-se a existência de uma multiplicidade de poupadores e investidores com motivações diferenciadas. Essa multiplicidade de agentes econômicos (constituídos por empresas, governos e famílias) pode se segmentada em duas categorias no que se refere ao processo poupança-investimento.