Entendendo o mercado 'OTC'
- Exterior
- Renda variável
- 01 SET 2020
- investo!
Boa parte das multinacionais, e até algumas empresas de menor porte, optam por listar suas ações em bolsas americanas, como a New York Stock Exchange (NYSE) e a NASDAQ, pela grande liquidez proporcionada. Contudo, a abertura de capital e listagem implicam não apenas em custos elevados, mas também exigem critérios rigorosos pertinentes a preços dos títulos, valor de mercado e divulgação de informações relevantes para que os valores mobiliários possam ter a negociação continuada.
O mercado 'Over the Counter' (OTC), ou 'off-exchange trading', negocia títulos de empresas que optam por não listar seus valores mobiliários em bolsas de valores mais renomadas, tanto por questões de cunho financeiro ou por algum critério técnico. O mercado 'off-exchange' é descentralizado, e os instrumentos de investimento (ações, commodities, moedas, derivativos, etc.) são negociados diretamente entre duas partes, sem a supervisão de um intermediário. Dessa maneira, os ativos são precificados pelos próprios investidores, não há um leilão como costuma ocorrer tradicionalmente na bolsa. Assim, negociações bilaterais (compromisso assumido por ambos os signatários que gera obrigações recíprocas) efetuadas no mercado OTC são mais arriscadas que as supervisionadas pelas bolsas de valores exatemente pela menor transparência.
Além disso, não é incomum o mercado 'off-exchange' sofrer de baixa liquidez, muitas vezes com títulos com poucos ou até nenhum comprador em potencial. Tal incerteza acaba gerando grande oscilação no preço dos ativos e uma dificuldade na liquidação imediata da posição dos investidores. Mesmo com esses fatores de desvantagem, o mercado OTC é uma alternativa muito utilizada por companhias de menor porte buscando ter acesso simplificado e mais em conta ao mercado de capitais.
Não obstante, há empresas consolidadas e de maior porte que optam por negociar suas ações ou recibos no mercado 'off-exchange', como Heineken, Nestle e Danone. Esses títulos costumam apresentar liquidez e volume adequados para a negociação por investidores de qualquer perfil. Contudo, o acesso ao mercado OTC é viável apenas por intermédio de grandes corretoras, sobretudo pelos custos associados às operações, incluindo as taxas de corretagens que costumam ter valores maiores que o equivalente em bolsas tradicionais.